A exposição Quarantine no Sesc Ipiranga reúne obras de 31 artistas de diferentes partes do Brasil, que foram incorporadas ao Acervo Sesc de Arte, a partir da iniciativa realizada como resposta aos impactos que o mundo sofreu ao enfrentar a pandemia de Covid-19 e, em particular, no campo das artes visuais.
Entre as obras adquiridas por meio do projeto para a coleção permanente do Sesc São Paulo – e exibidas nesta mostra na unidade do Ipiranga – estão desenhos, gravuras digitais, trabalhos de arte sonora e outros formatos, vídeos e fotos. O projeto estabeleceu uma espécie de cooperativa de artistas e disponibilizou suas obras a colecionadores. O montante arrecadado foi repartido igualmente entre os participantes, sendo uma parcela revertida para o fundo emergencial de apoio às pessoas trans afetadas pela Covid-19 e assistidas pela Casa Chama.
No início da pandemia, o mundo se viu em uma situação que repentinamente trouxe a interrupção do cotidiano, uma série de incertezas e a intensificação das desigualdades já existentes. Deste modo, surge a necessidade de se (re)pensar no modelo político e econômico em que vivemos, e assim de uma nova forma, considerando o conceito de cooperação. “Sem a ação coletiva, não há solução”, é a resposta do projeto Quarantine para repensar, reagir e reimaginar o impacto causado pela pandemia de Covid-19 no mercado de artes no Brasil.
SERVIÇO: A exposição será exibida até dia 30 de abril de 2022, das 10h às 20hs, no endereço Bom Pastor, 822. A entrada é gratuita e é indispensável a apresentação do cartão de vacinação que comprove a aplicação das 2 doses dos imunizantes ou da dose única.
Centro Cultural Fiesp recebe mostra sobre o Modernismo Brasileiro