Birico – A exposição “Birico – Poéticas autônomas em fluxo” ocupa o Sesc Bom Retiro. O grupo de artistas do coletivo Birico é quem dá autoria às obras do evento. Visando dar visibilidade, suporte e gerar renda à população que vive na região da Luz e na Cracolândia em situação de vulnerabilidade socioeconômica, os artistas trabalham com diferentes formatos, levando fotografia, lambe-lambes, materiais sonoros e outras obras ao evento.
Além do coletivo Birico, criado para oferecer auxílio a pessoas em situação de vulnerabilidade durante a pandemia de Covid-19, os grupos “Tem Sentimento”, “É de Lei” e “Craco Resiste” colaboram para a realização do evento no Sesc.
O material exposto celebra a diversidade da capital paulista e atenta aos olhares, trazendo a necessidade de uma perspectiva empática sobre a desigualdade que assola o país. Além disso, o Sesc Bom Retiro dá espaço a obras que valorizam a solidariedade e expõem de forma poética as transformações que acompanham o desenvolvimento urbano.
São 158 obras espalhadas pelo espaço, todas produzidas por 40 artistas que realizam ações solidárias na Cracolândia. Muitos deles vivenciaram situações de fragilidade social e buscam provocar reflexão sobre a situação crítica que muitas das pessoas que vivem na região retratada enfrentam. Essas condições são agravadas pela inação do Estado e pela forma marginalizada como a sociedade os costuma notar.
Um dos mais prestigiados elementos presentes é o lambe-lambe. Esse estilo de cartaz, que é diretamente colado nas paredes e postes pelas ruas, se tornou uma forma de transformar São Paulo em uma cidade ainda mais artística. Esse estilo de arte também possibilita a divulgação de informação e dá voz a pessoas que não costumam ser ouvidas pela sociedade. Por isso, os organizadores também os colaram nas paredes de lugares que ficam em torno do Sesc, expandindo a exposição.
SERVIÇO: Para ir ao evento gratuito, os visitantes devem agendar o ingresso de forma online, através do site. O passeio tem 45 minutos como duração prevista e estará em cartaz até o dia 27 de fevereiro de 2022. a exposição pode ser visitada de terça a sexta das 14h às 20h, e, aos sábados, das 10h às 16h, e fica na Alameda Nothmann, número 185.